segunda-feira, 30 de maio de 2011

O PET de Cara Nova!!

Novas/os petianos, nova tutora, um planejamento inovador e inédito - o Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Sociais está de "cara nova"!!

Após um ciclo de mais de 2 anos com o Prof. Edson de Farias, que inseriu boas mudanças na dinâmica do PET, o grupo volta a se oxigenar com o ingresso de 5 novas/os petianas/os. O processo seletivo foi aberto em Novembro do ano passado, com as provas em Janeiro desse ano. Ao mesmo tempo, o grupo também estava pensando em um/a próxima/o tutor/a para orientar as atividades do PET, que após ampla pesquisa e análise de disponibilidades convidou a Profª Analia Batista, para que pudesse se aproximar das atividades do grupo e concorrer ao edital de seleção para tutora.

As mudanças são muitas e ainda estamos nos adaptando, mas o desafio contagia todo o grupo PET. A pergunta continua a mesma, como articular ensino, pesquisa e extensão de maneira eficiente e que possibilite um aprendizado de qualidade para nós, estudantes de graduação. A resposta, porém, é inovadora:

O tema transversal escolhido para articular o tripé e ser guia de todas as atividades do PET para esse próximo ciclo é Afetividade e Sociedade.

No Ensino: O PET segue a mesma linha que tradicionalmente vêm seguindo: a leitura de livros inteiros com a apresentação de seminários pelos Petianos. O tema Afetividade e Sociedade é também uma continuação do anterior no qual nos aprofundamos nas concepções do Simbólico e da Linguagem, enquanto produtores e transmissores de conhecimento.

Na Extensão: Esta é a maior inovação, após um grande período de tentativas e indecisão sobre o que é extensão no curso de Ciências Sociais a proposta que temos é de trabalhar o processo de produção acadêmica junto com os estudantes do Sistema de Ensino Prisional. Para isso o PET vem tecendo e construindo uma rede de parcerias com professores da EAPE (Escola de aperfeiçoamento dos profissionais da educação do DF) e professores do Sistema de ensino prisional.

Na Pesquisa: O objetivo é que a pesquisa seja a chave que possa consolidar e articular essas atividades que serão realizadas, junto com a bibliografia acessada ao longo do período, na qual a partir das experiências vividas nos presídios, cada Petiano possa realizar ao final desse ano, paper's, artigos e monografias na temática transversal abordada.

Convidamos vocês estudantes de Ciências Sociais e de outros cursos interessados com a temática para que se aproximem de nós, para que juntos, possamos construir boas atividades!