terça-feira, 3 de setembro de 2013

Seleção 2013

Seleção 2013

Universidade de Brasília
Decanato de Ensino de Graduação
Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica
EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS

EDITAL Nº. 01/2013

O Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília torna público o processo de seleção para bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET), da Secretaria de Ensino Superior (SESu/MEC) e do Curso de Ciências Sociais da UnB. Os interessados deverão atender aos requisitos e obedecer ao cronograma de atividades especificados neste edital.

1. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROGRAMA

O PET é um programa acadêmico direcionado a alunas(os) regularmente matriculados em cursos de graduação, que se organizam em grupos, recebendo orientação acadêmica de professoras(es)-tutoras(es), que tem como objetivos:
● o envolvimento das(os) estudantes que dele participam em um processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos;
● a melhoria do ensino de graduação;
● a formação acadêmica ampla da(o) aluna(o);
● a interdisciplinaridade;
● a atuação coletiva;
● o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.

2. INSCRIÇÕES E VAGAS

2.1 As inscrições serão realizadas na secretaria do Departamento de Sociologia, no período de 30 de agosto a 30 de setembro de 2013, no horário de funcionamento do guichê de atendimento aos alunos(as) de graduação.
2.2 A princípio, serão ofertadas 02 vagas para bolsistas e 04 para voluntárias(os) . Caso não haja inscrições para a vaga referente ao edital No. 02/2013, ou caso nenhum candidato seja aprovado de acordo com os critérios especificados naquele edital, serão ofertadas, neste edital No. 01/2013, 02 vagas para bolsistas e 05 para voluntárias(os).
2.3 O PET/SOL adotará neste edital No. 01/2013 sistema de reserva de 25% de suas vagas totais para estudantes que se auto-declararem negras(os), conforme explicitado no item 7 deste edital

3. ORIENTAÇÕES

No ato da inscrição, a(o) estudante deverá apresentar:
3.1 Ficha de inscrição devidamente preenchida;
3.2 Histórico escolar emitido pela coordenação de graduação do curso;
3.3 Fotocópia do documento de identidade e CPF;
3.4 Auto-declaração como negra(o), escrita de punho próprio, para estudantes que optarem pelo sistema de reserva de vagas.

4. REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

Para inscrição no processo seletivo, a(o) candidata(o) deverá:
4.1 Possuir índice de rendimento acadêmico (IRA) maior ou igual a 3,0;
4.2 Estar devidamente matriculado entre o 2º e 6º período do Curso de Ciências Sociais da UnB, no período letivo de 2/2013.

5. CONDIÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DA(O) BOLSISTA

Para preenchimento da vaga, a(o) bolsista deverá:
5.1 Ter sido aprovado no processo de seleção;
5.2 Não acumular bolsa de outro programa ou projeto;
5.3 Ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do PET de Sociologia.

6. ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

A seleção será feita em 2 (duas) etapas.
A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consiste de uma avaliação escrita (prova de conhecimento sobre temas referentes às disciplinas de Sociologia e Antropologia). Para a segunda etapa será aprovado um número de estudantes equivalente ao dobro (2x) do número de vagas ofertadas nesse edital, desde que obtenham desempenho maior ou igual a 50% da pontuação máxima possível nessa etapa e segundo ordem decrescente de pontuação. 
Critérios de desempate:
1) Aluna/o que tiver cursado mais semestres. Caso haja empate entre pessoas do mesmo semestre, analisaremos
1.2) Quantidade de crédito cursado pelas/os alunas/os, priorizando aquela/e que tiver mais créditos cursados. Caso As pessoas empatem no critério 1.2 também, analisaremos
3) IRA, priorizando a/o aluna/o que tiver maior índice de rendimento acadêmico. 

A segunda etapa, também de caráter eliminatório e classificatório, consiste de uma entrevista com a Comissão responsável pela seleção, combinada com a análise das respostas e a análise do histórico escolar. Na entrevista, serão analisados, dentre outros, vivências e experiências acadêmicas e extra-acadêmicas, além da disponibilidade, proatividade e capacidade de trabalho em grupo.
6.1 As atividades do processo seletivo serão realizadas de acordo com o cronograma a seguir:

Evento
Data/Horário
Local

Período de inscrições
Início das inscrições
30 de agosto
Guichê de atendimento do Departamento de Sociologia

Fim das inscrições
30 de setembro


Reunião
Encontro com as(os) inscritas(os) para esclarecimentos do programa e divulgação das questões da prova.
1º de outubro
Auditório do Departamento de Sociologia

1ª Etapa

Prova de conhecimento
4 de outubro das 14h às 18h.
Centro de Pós-Graduação Sociologia - ICC BSS 497/57


Divulgação do resultado da 1ª Etapa
14 de outubro
Mural do Departamento de Sociologia e no blog do PET/SOL.

2ª Etapa

Entrevista
21 de outubro a partir das 14h.
Centro de Pós-Graduação Sociologia - ICC BSS 497/57


Divulgação do resultado da seleção
22 de outubro
Mural do Departamento de Sociologia e no blog do PET/SOL.

6.2 Na tabela a seguir consta a pontuação máxima atribuída a cada fase do processo seletivo.
Etapa
Fase
Pontuação máxima
1ª Etapa
Prova de conhecimento
100
2ª Etapa
Entrevista, análise da ficha de inscrição e histórico escolar
100

Total
200
6.3 Dos critérios de avaliação e classificação
6.3.1 É importante o comparecimento das(os) inscritas(os) na reunião de esclarecimentos
6.3.2 Na reunião, serão divulgadas as questões da prova de conhecimentos.
6.3.3 A prova de conhecimentos deverá ser realizada sem consulta a materiais diversos.
6.3.4 A bibliografia para a prova será divulgada anexa a esse edital. 6.3.5 Serão eliminadas(os) as(os) candidatas(aos) que obtiverem pontuação inferior a 50 na primeira etapa e/ou 50 na segunda etapa direcionadas a alunas(os) do sistema universal e alunas(os) cotistas autodeclaradas(os) negras(os).
6.3.6 As(Os) candidatas(os) não eliminadas(os) serão ordenadas(os) de acordo com os valores decrescentes das pontuações totais obtidas nas duas etapas e constituirão a lista de aprovadas(os). Esta lista ordenada deverá ficar em posse da(o) tutora(tutor) designado ao programa e uma lista aleatória das(os) finalistas será divulgada ao público. Ao final do processo, cada aluna(o) receberá uma notificação com sua colocação pessoal na seleção, acompanhada das notas recebidas em cada etapa. A vista da correção de sua prova escrita poderá ser solicitada pessoalmente à(ao) tutora(tutor) por cada participante. Aos dois primeiros colocados gerais no processo seletivo caberá, de início, o status de bolsistas e, à medida que novas bolsas se façam disponíveis, cada voluntária(o) selecionada(o) passará ao status de bolsista de acordo com a sua colocação (p.ex., a(o) terceira(o) colocada(o) no sistema geral será a(o) primeira(o) a passar ao status de bolsista assim que uma bolsa se fizer disponível, seguida(o) da(o) quarta(o) etc.)

7. DO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS PARA ALUNAS(OS) COTISTAS AUTODECLARADAS(OS) NEGRAS(OS).

7.1. Serão reservadas 25% do número de vagas de bolsistas e voluntárias/os para alunas(os) cotistas autodeclaradas(os) negras(os) do curso de ciências sociais da Universidade de Brasília.
7.2. As(os) candidatas(os) que optarem pelo sistema de reserva de vagas para alunas(os) cotistas autodeclaradas(os) negras(os), estão sujeitas(os) às mesmas condições de avaliação e nota mínima nas duas etapas (prova escrita e entrevista)
7.2.1. Caso haja número de alunas(os) cotistas que se autodeclararem negras(os) inferior a 25% do total de alunos selecionados na primeira fase da seleção (2x o número de vagas disponíveis para este edital), alunas(os) cotistas autodeclaradas(os) negras(os) com nota superior à mínima para classificação serão automaticamente incorporados à(s) vaga(s) faltante(s) para a segunda etapa da seleção.
T = total de vagas para a seleção
N = número de alunas(os) cotistas auto-declaradas(os) negras(os) entre os 14 primeiros colocados
V= Reserva de vagas para alunas(os) cotistas auto-declaradas(os) negras(os) 1) Se N >0,25T, V = 0 2) Se N=0,25T, V=0
3) Se N < 0,25T, V = 0,25- N
7.3. O sistema de reserva de vagas não implica quaisquer alterações na avaliação das entrevistas.
7.4. A ordem de classificação dar-se-á pela concatenação das melhores notas, conforme item 6.2, entre alunas(os) cotistas autodeclaradas(os) negras(os) e alunas(os) não-cotistas.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 Informações adicionais sobre o PET poderão ser obtidas no site: http://www.petsol-unb.blogspot.com
8.2 A(O) candidata(o) selecionada(o) deverá iniciar as suas atividades imediatamente após a divulgação do resultado da seleção, para assegurar sua condição de bolsista;
8.3 A inscrição das(os) candidatas(os) implica a aceitação dos termos deste edital.
8.4 A(O) candidata(o) classificada(o) assinará o termo de compromisso específico com a UnB e com o MEC.
8.5 A(O) bolsista do grupo PET/SOL receberá, mensalmente, bolsa no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).
8.6 Os casos omissos serão decididos pela Comissão responsável pela seleção.
O presente edital entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília,
Prof. Fabrício Neves
Tutor do Grupo PET Sociologia
Universidade de Brasília (UnB)

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Universidade de Brasília
Decanato de Ensino de Graduação
Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica
EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS

EDITAL Nº. 02/2013


O Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília torna público o processo de seleção para bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET), da Secretaria de Ensino Superior (SESu/MEC) e do Curso de Ciências Sociais da UnB. Os interessados deverão atender aos requisitos e obedecer ao cronograma de atividades especificados neste edital.

1. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROGRAMA

O PET é um programa acadêmico direcionado a alunas(os) regularmente matriculados em cursos de graduação, que se organizam em grupos, recebendo orientação acadêmica de professores-tutores, que tem como objetivos:

● o envolvimento das(os) estudantes que dele participam em um processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos;

● a melhoria do ensino de graduação;

● a formação acadêmica ampla da(o) aluna(o);

● a interdisciplinaridade;

● a atuação coletiva;

● o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.

2. INSCRIÇÕES E VAGAS

2.1As inscrições serão realizadas na secretaria do Departamento de Sociologia, no período de 1º de outubro a 30 de agosto de 2013 no horário de funcionamento do guichê de atendimento aos alunos(as) de graduação.
2.2 Será reservada 01 vaga para aluna(o) indígena matriculada(o) regulamente no curso de Ciências Sociais da Universidade de Brasília e que tenha ingressado na UnB via convênio com a FUNAI.
2.3. Caso não haja inscrições para essa modalidade de reserva de vaga ou caso nenhum candidato seja aprovado de acordo com os critérios especificados neste edital, a vaga reservada será automaticamente remanejadas para o edital No. 01/2013.
2.4. Em caso de empate, a(o) aluna(o) com maior número de semestres cursados terá prioridade.

3. ORIENTAÇÕES

No ato da inscrição, a(o) estudante deverá apresentar:
3.1 Ficha de inscrição devidamente preenchida;
3.2 Histórico escolar emitido pela coordenação de graduação do curso;
3.3 Fotocópia do documento de identidade e CPF;
3.4 Declaração de aluna(o) indígena.

4. REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

Para inscrição no processo seletivo, a(o) candidata(o) deverá:
4.1 Possuir índice de rendimento acadêmico (IRA) maior ou igual a 3,0;
4.2 Estar devidamente matriculado entre o 2º e 6º período do Curso de Ciências Sociais da UnB, no período letivo de 2/2013.

5. CONDIÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DO(A) BOLSISTA

Para preenchimento da vaga, a(o) bolsista deverá:
5.1 Ter sido aprovado no processo de seleção;
5.2 Não acumular bolsa de outro programa ou projeto;
5.3 Ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do PET de Sociologia.

6. ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

A seleção será feita em 2 (duas) etapas.
A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consiste de uma avaliação escrita (prova interpretativa de conhecimento sobre temas referentes às disciplinas de Sociologia e Antropologia). Somente ingressará no grupo PET/SOL a(o) aluna(o) que obtiver desempenho maior ou igual a 50% da pontuação máxima possível nessa etapa.
A segunda etapa, também de caráter eliminatório e classificatório, consiste de uma entrevista com a Comissão responsável pela seleção, combinada com a análise das respostas e a análise do histórico escolar. Na entrevista, serão analisados, dentre outros, vivências e experiências acadêmicas e extra-acadêmicas, além da disponibilidade, proatividade e capacidade de trabalho em grupo.

6.1 As atividades do processo seletivo serão realizadas de acordo com o cronograma a seguir:

Evento
Data/Horário
Local

Período de inscrições
Início das inscrições
30 de agosto
Guichê de atendimento do Departamento de Sociologia

Fim das inscrições
30 de setembro


Reunião
Encontro com as(os) inscritas(os) para esclarecimentos do programa e divulgação das questões da prova.
1º de outubro
Auditório do Departamento de Sociologia

1ª Etapa

Prova de conhecimento
4 de outubro das 14h às 18h.
Centro de Pós-Graduação Sociologia - ICC BSS 497/57


Divulgação do resultado da 1ª Etapa
14 de outubro
Mural do Departamento de Sociologia e no blog do PET/SOL.

2ª Etapa

Entrevista
21 de outubro às 14h.
Centro de Pós-Graduação Sociologia - ICC BSS 497/57


Divulgação do resultado da seleção
22 de outubro
Mural do Departamento de Sociologia e no blog do PET/SOL.

6.2 Na tabela a seguir consta a pontuação máxima atribuída a cada fase do processo seletivo.
Etapa
Fase
Pontuação máxima
1ª Etapa
Prova de conhecimento
100
2ª Etapa
Entrevista, análise da ficha de inscrição e histórico escolar
100

Total
200

6.3 Dos critérios de avaliação e classificação
6.3.1 É importante o comparecimento das(os) inscritas(os) na reunião de esclarecimentos
6.3.2 Na reunião, serão divulgadas as questões da prova de conhecimentos.
6.3.3 A prova de conhecimentos deverá ser realizada sem consulta a materiais diversos.
6.3.4 A bibliografia para a prova será divulgada anexa a esse edital.
6.3.5 Serão eliminadas(os) as(os) candidatas(aos) que obtiverem pontuação inferior a 50 na primeira etapa e segunda etapa.
6.3.6 As(Os) candidatas(os) não eliminadas(os) serão ordenadas(os) de acordo com os valores decrescentes das pontuações totais obtidas nas duas etapas e constituirão a lista de aprovadas(os). Esta lista ordenada deverá ficar em posse da(o) tutora(tutor) designado ao programa e uma lista aleatória das(os) finalistas será divulgada ao público. Ao final do processo, cada aluna(o) receberá uma notificação com sua colocação pessoal na seleção, acompanhada das notas recebidas em cada etapa. A vista da correção de sua prova escrita poderá ser solicitada pessoalmente à(ao) tutora(tutor) por cada participante. Aos dois primeiros colocados gerais no processo seletivo caberá, de início, o status de bolsistas e, à medida que novas bolsas se façam disponíveis, cada voluntária(o) selecionada(o) passará ao status de bolsista de acordo com a sua colocação (p.ex., a(o) terceira(o) colocada(o) no sistema geral será a(o) primeira(o) a passar ao status de bolsista assim que uma bolsa se fizer disponível, seguida(o) da(o) quarta(o) etc.)
6.3.7 O sistema de reserva de vagas não implica quaisquer alterações na avaliação das entrevistas.
6.3.8 As vagas serão preenchidas pelas melhores notas, conforme item 6.3.6 deste edital, entre alunas(os) cotistas autodeclaradas(os) negras(os), alunas(os) indígenas e alunas(os) não-cotistas.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1 Informações adicionais sobre o PET poderão ser obtidas no sítio:
7.2 A(O) candidata(o) selecionada(o) deverá iniciar as suas atividades imediatamente após a divulgação do resultado da seleção, para assegurar sua condição de bolsista;
7.3 A inscrição das(os) candidatas(os) implica a aceitação dos termos deste edital.
7.4 A(O) candidata(o) classificada(o) assinará o termo de compromisso específico com a UnB e com o MEC.
7.5 A(O) bolsista do grupo PET/SOL receberá, mensalmente, bolsa no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).
7.6 Os casos omissos serão decididos pela Comissão responsável pela seleção.
O presente edital entra em vigor na data de sua publicação.


Brasília,
Prof. Fabrício Neves
Tutor do Grupo PET Sociologia
Universidade de Brasília (UnB)


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Bibliografia Edital Nº 01/2013 

Pasta 146 no Multiuso Cópias (multiuso II) 



I: DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema
totêmico na Austrália
. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
(págs. 29-49 e  págs. 510-526).

II: MANNHEIM, Karl. Ideologia e Utopia. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. (apenas capítulo 5, "A sociologia do conhecimento")

III: LATOUR, Bruno. Ciência em Ação: Como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000. (Parte 1)

Leitura ComplementarMATTEDI, Marcos. Sociologia e conhecimento. Chapecó: Argos, 2006. (toda obra).
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Bibliografia Edital Nº 02/2013 

Pasta 146 no Multiuso Cópias (multiuso II) 


I: DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema
totêmico na Austrália
. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
(págs. 29-49 e  págs. 510-526).

Leitura Complementar: MATTEDI, Marcos. Sociologia e conhecimento. Chapecó: Argos, 2006. (toda obra).




domingo, 9 de junho de 2013

Transformações no Trabalho Doméstico Remunerado no Brasil

O PET Sol em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UnB organizou no último dia 28 de maio um seminário para discutir as alterações no mundo do trabalho com a aprovação da chamada 'PEC das Domésticas'
Contamos com a presença da Profª Drª Christiane Girard, do Profº Drº Joaze Bernardino Costa, e da Srª Glaucia Fraccaro, representando a Secretaria de Políticas para as Mulheres.

sábado, 4 de maio de 2013

Campanha "Nem Tudo É Extensão!"

MOVEX convida a todos e todas extensionistas para começarmos a campanha #nemtudoéextensão no sábado às 14 horas no Ceubinho. Estamos cansados e cansadas da Extensão ser tratada como o lixo da Universidade, onde tudo que não é Ensino e Pesquisa vai pra lá. Estamos cansados e cansadas de qualquer palestra ganhar certificado de extensão na UnB. Estamos cansados e cansadas de cursos para voluntários da FIFA seja uma atividade de extensão incentivada pela Reitoria.

Não! Nem tudo é extensão! Extensão é uma relação dialógica e transformadora entre Universidade e Comunidade Externa! Não podemos desvalorizar essa atividade tão importante da prática universitária! Por isso, chamamos a todos e todas a elaborar a campanha #nemtudoéextensão no sábado às 14 no Ceubinho. A ideia é fazermos cartazes e vídeos mobilizando a comunidade! Compareçam
https://www.facebook.com/events/283001411834317/

terça-feira, 30 de abril de 2013

Guia para Congressistas

Na primeira edição dos Encontros Graduados organizamos um guia para que as pessoas possam acessar alguns serviços aqui na cidade. Informações de locais para alimentação, rotas e linhas de ônibus, mapa etc.
Clique aqui!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Raweyn Connel

Recentemente Raewyn desenvolveu uma sociologia dos intelectuais, no contexto da globalização neoliberal. Seu livro Teoria do Sul (2007) critica o viés do norte de ciência social mainstream, e pesquisas de teorias sociais que surgem na periferia global.

O estilo de sociologia de Raewyn tenta combinar a pesquisa empírica, a teoria estrutural, crítica social e relevância para a prática. Grande parte de sua pesquisa usa dados biográficos (história de vida) entrevista, mas ela também publicou pesquisa de opinião, pesquisa histórica, análise institucional e teoria. Ela já escreveu ou co-escreveu 22 livros e mais de 150 trabalhos de pesquisa , seu trabalho está traduzido para 16 idiomas. O livro mais recente, combinando o trabalho de vários projectos de investigação, é Confrontando Igualdade (2011).


Este site destina-se a pessoas que partilham os meus interesses em pesquisa, ação social, ou a poesia. As guias fornecem introduções à minha pesquisa e escrita em vários campos. Há uma lista completa das publicações de minha pesquisa, e algumas entrevistas recentes, no link sob Bio. As mensagens dizem respeito principalmente eventos recentes onde foram envolvidos (alguns têm vídeos), ou questões atuais.

Perguntas para patrões e patroas!


"Minha empregada serve café às 8 da manhã, e serve jantar às 8 da noite, mas durante o dia tem muito tempo ocioso, então não cabe pagar hora extra."

Pergunta: Durante esse "tempo ocioso" ela pode sair de casa? Tipo, pegar um cineminha, fazer uma caminhada, ou qualquer coisa do interesse dela?

"Minha empregada assiste novela junto comigo. Como formalizar uma relação que é afetiva?"

Pergunta: Se, durante a novela, você pedir pra ela fazer um sanduíche pra você ela tem a opção de recusar, ou pelo menos dizer "espera o intervalo"?

"Minha empregada dorme na minha casa, e seus serviços raramente são solicitados de noite, então acho injusto o adicional noturno."


Pergunta: Se um médico dorme no hospital durante seu plantão, e nenhum paciente aparece durante a noite, isso significa que ele não deveria receber por aquela noite?


"Ela mora lá em casa, é a casa dela também. E não contribui com as despesas."


Pergunta: Se é a casa dela, ela pode receber visitas? Dar festinhas? Receber os parentes no natal?


"Minha empregada é como se fosse da família."


Pergunta: ela vai dividir a sua herança com seus filhos?



https://www.facebook.com/umaoutraopiniao?group_id=0

terça-feira, 2 de abril de 2013

I Jornada de Estudos sobre Ensino de Sociologia nas Escolas do DF


I Jornada de Estudos sobre Ensino de Sociologia nas Escolas do DF

Dia 8 de abril de 2013
Auditório do Departamento de Sociologia da UnB
Das 9h30 às 17h.

9h30- Abertura com: Chefe do Departamento de SOL (Profa. Christiane Girard), Coordenação da Graduação e da Licenciatura e Coordenadora do Prodocência (Profa. Rozana Naves)

10hConferência da Profa. Anita Handfas

Tema: Pesquisa sobre ensino de sociologia nas escolas brasileiras: conceitos e teorizações

Debatedor: Prof. Erlando Reses (FE/UnB)

12h-14h- Intervalo para almoço

14h15- 17hMesa redonda Ensino de Sociologia nas escolas do DF: limites e perspectivas
Coordenação: Haydée Caruso
Debatedora: Anita Handfas
1. Reflexões sobre representação social da Sociologia a partir da visão dos estudantes do Ensino Médio do DF
Grupo: Tauvana Yung, Bruno Borges, Vinícius Corbucci, Natalia Silveira (Departamento de Sociologia, UnB).
2. O ensino de sociologia em contextos diversos: um olhar sobre a Educação de Jovens e Adultos no Distrito Federal

Grupo: Lygia Bitencourt, Guilherme Borges, Sarah Tavares, Maria Laura Correa Brochado, Samuel Araújo (Departamento de Sociologia, UnB).

3. Faça o que eu digo, mas não faça o comum: uma reflexão acerca da prática etnográfica em sala de aula.
Grupo: Antonádia Borges, Ana Cecília Dias Ferreira, Bernardo Peixoto Leal Ferreira Silva, Gabriela Cunha dos Santos e Ayla Viçosa (Departamento de Sociologia, UnB).
4. Formação e saberes docentes para o Ensino de Sociologia nas escolas: reflexões sobre a licenciatura em Ciências Sociais da Universidade de Brasília – UnB

Grupo: Sayonara Leal, Vanessa Jansen, Fernanda Menezes, Kendu Neris e Carolina Brandão (Departamento de Sociologia, UnB).